
Atenção Plena e Autocuidado
Texto produzido com trechos do texto” Mindfulness: antídoto para negatividade e dor física” Blog CAFFEINE ARMY
Todos os dias somos bombardeados com excessos – informações, notícias. Isso nos faz entrar no piloto automático e deixando de viver o presente. Desacelerar o pensamento se tornou uma tarefa cada vez mais difícil e, além disso, essa prática da vida moderna está diretamente ligada a aparição de síndromes psicológicos como ansiedade, depressão e Burnout.
Resultados positivos têm sido obtidos através da união da medicina convencional com técnicas e práticas das terapias integrativas, proporcionando uma qualidade de vida melhor para as pessoas.
Estudos (pesquisadores de Yale, Columbia e Dartmouth) já mostram que técnicas de indução de atenção pena, além de ter benefícios no tratamento de muitas condições psicológicas, ajudam as pessoas a lidarem com emoções negativas e com a dor física. Os dados mostram que os relataram sentir menos dor e emoções negativas ao empregarem técnicas de atenção plena, ao mesmo tempo em que seus cérebros mostraram reduções significativas nas atividades associadas a essas sensações. Essas mudanças neurológicas não ocorreram na área cerebral que regula a tomada de decisão consciente ou racional, portanto esse efeito de “antídoto” não foi resultado da força de vontade consciente.
Conclusão: o mindfulness, ou atenção plena é uma estratégia poderosa na regulação da emoção, caracterizado por ser um processo de aprendizagem rápida e implantada com muita eficácia na rotina de qualquer indivíduo.
Aqui vão 7 práticas para que você possa experimentar os benefícios:
1. Hábitos rotineiros
Concentrar-se somente em executar a atividade que está realizando, sem pensar em coisas do passado ou que ainda nem aconteceram.
2. Perceba o ambiente que você está
Observe e sinta o que está vibrando ao seu redor. Trocar experiências com as pessoas que lhe rodeiam podem oferecer muito mais benefícios para o seu bem-estar do que você imagina.
3. Faça breves pausas
Comece uma busca para extrair, no mínimo, uma coisa boa de cada momento do seu dia. Absorva as sensações e benefícios de cada momento. Ter proatividade ajuda a ter mais dinamismo, mas também nos deixa cegos para comemorar pequenas conquistas ou aprender com possíveis erros.
4. Exercite a sua capacidade de ouvir
Ouça, absorva e processe o que está sendo dito antes de se pronunciar. O mindfulness propõe que você valide a importância da fala do outro antes de emitir uma opinião por achar que a sua fala é mais importante, como fazer isso.
5. Repare na sua forma de comer
Repare os cheiros e texturas daquilo que está te alimentando, cuide da sua mastigação e perceba o trabalho do seu corpo durante a refeição. Se alimentar também pode ser um exercício de atenção plena.
6. Preste atenção na sua respiração
Respire e tenha atenção no ar que entra e sai de seu corpo. Conseguirá perceber como ela se altera e interfere em suas ações. O encontro com a sua respiração também é um encontro com você próprio.
7. Esqueça as distrações
Esqueça tudo que possa atrapalhar sua concentração (celular, rede social) na realização de suas tarefas – dê esta pausa no excesso de informação e estímulo.
Ser multitarefas pode parecer um elogio, mas, na verdade, é algo altamente nocivo a sua saúde e bem-estar emocional, podendo ser um agravante na desregulação emocional, prejudicando também a nossa felicidade com as conquistas e momentos do presente.
VIVA O AGORA…. AFINAL ELE É O SEU “PRESENTE”
Conte comigo.
Um abraço,
Dra Aline Fintelmam